- Área: 772 m²
-
Fabricantes: Gamadecor, Gandia Blasco, Porcelanosa Grupo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lugar privilegiado imerso num campo de golf situado nos arredores de Valência, é o ponto de partida do projeto.
A proposta é desenhada através de traços elípticos que contém o programa maximizando as possibilidades dadas pelas normas e minimizando o impacto volumétrico sobre o lugar. Dispõe-se, assim, uma peça com uma fachada contínua, que parece alojar um único pavimento e cuja condição visualmente aerodinâmica faz com que o olhar percorra a profundidade da paisagem vizinha.
O volume é implantando liberando a maior superfície possível na frente sul do terreno para a aproveitar como jardim. Os limites laterais são desfocados pela vegetação. O resto dos elementos que configuram a urbanização lembram a natureza curva da topografia local.
O espaço interior da residência é articulado mediante um vazio central no qual encontra-se o núcleo de comunicação. Os espaços de serviço, as instalações e a cozinha, permitem ortogonalizar o traçado curvo de um térreo aberto ao jardim. O pavimento superior possui os dormitórios e o sótão aberto ao pátio.
Quatro suportes de concreto no térreo seguram a cobertura arqueada. Esta estrutura é coberta por uma fachada ventilada monolítica, que é realizada através de uma superfície contínua de curva simples que se adapta à geometria da peça. O resto dos materiais utilizados na construção vão do branco ao preto, cobrindo todas as escalas de cinza.
Outras explicações podem ser sobrepostas a esta descrição, como o tapete de luz que transforma o interior da casa conforme as horas passam.